Numa ação coordenada de combate ao crime organizado, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Ilhéus (FICCO/Ilhéus) e a Delegacia da Polícia Civil de Maraú deflagraram, nesta quarta-feira (15), a Operação Península, uma ofensiva de grande escala contra facções criminosas atuantes no sul da Bahia.
A operação mira diretamente o tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios e organização criminosa, com o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão, expedidos pela Vara Criminal de Itacaré. As ações se concentram nos municípios de Maraú, Camamu e Itacaré, territórios onde grupos criminosos vinham expandindo suas atividades.
O objetivo da operação é desmantelar estruturas de facções, apreender drogas e armamentos e identificar novos integrantes ligados aos crimes investigados. Todo o material recolhido será analisado pela Delegacia de Maraú e pela FICCO/Ilhéus, que conduzem o inquérito e articulam novas frentes de investigação.
A ação conta com o reforço da Polícia Civil e da Polícia Militar da Bahia, por meio da Diretoria Regional de Polícia do Interior Sul e unidades especializadas como RONDESP Sul, CIPE Cacaueira, BOPE, TOR, e Coordenação de Operações de Inteligência (CoordoInt/CPR-S), consolidando uma resposta integrada, estratégica e contundente ao avanço do crime organizado.
A FICCO/Ilhéus, formada por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, demonstra mais uma vez a eficácia do trabalho conjunto das forças de segurança pública no enfrentamento às facções que desafiam o Estado e ameaçam a paz social na região.