Na última quinta-feira (28 de março), a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), foi mobilizada para conter um possível conflito fundiário na zona rural de Guaratinga.
A situação envolveu uma propriedade ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desde fevereiro e a tentativa de desalojamento forçado por um grupo de proprietários rurais.
A chegada da PM ao local evitou um choque direto entre os grupos. Após conversas com ambas as partes, os proprietários rurais decidiram se retirar voluntariamente, encerrando a mobilização por volta das 14h. No entanto, um homem foi encontrado com escoriações no braço e foi orientado a registrar a ocorrência e buscar atendimento médico.
Durante a ação, a polícia apreendeu uma quantidade de combustível, que será encaminhada à Delegacia Territorial de Guaratinga para as devidas providências. Enquanto aguarda uma decisão judicial sobre a disputa da terra, a PMBA reafirma seu compromisso com a ordem pública e a legalidade, prevenindo que tensões como essa resultem em violência no campo.