Num gesto de honra e reconhecimento histórico, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) oficializou nesta quarta-feira (30 de julho) a nova denominação da sede da 43ª CIPM de Itamaraju: Sgt PM Nilton Passos, in memoriam. A mudança eterniza o nome do policial militar assassinado covardemente por assaltantes de banco em 1997, enquanto estava em serviço na agência do Baneb, na cidade baixa de Itamaraju.
A Parada Geral, realizada na 1ª Igreja Batista da cidade, foi presidida pelo Comandante da unidade, Maj PM Coutinho, que fez questão de entregar pessoalmente à família de Nilton Passos uma placa oficial, com transcrição do Boletim Geral Ostensivo da PMBA, reconhecendo o militar como “Denominação Histórica da 43ª CIPM”.
O momento, carregado de simbolismo e emoção, representou não apenas uma reparação de memória, mas uma declaração política de que a PMBA reconhece o valor e o sacrifício de seus heróis. A solenidade também homenageou servidores civis que colaboraram com a melhoria do quartel, celebrou aniversariantes e premiou policiais que se destacaram nos últimos meses.
A morte de Nilton Passos não foi em vão, e agora, seu nome ecoa nos corredores de um batalhão que simboliza resistência, dever e coragem.
O descerramento da placa, já na sede da corporação, foi acompanhado por colegas de farda, familiares e membros da comunidade. Em tempos em que tantas vidas de agentes da lei são ceifadas, a ação do comando da PMBA, liderada pelo Maj Coutinho, reafirma o compromisso com a história, a memória e a justiça.
Nilton Passos, mesmo ausente, permanece presente. Agora, em letras fixadas no frontão da 43ª CIPM, como símbolo de bravura e lealdade.