Um crime de extrema barbárie expôs mais uma vez a guerra entre facções criminosas que aterrorizam Eunápolis. O jovem Juan Diuare Costa Pinto, de 23 anos, foi encontrado esquartejado neste domingo (17), em uma área de vegetação nos fundos do bairro Arnaldão, na zona norte da cidade.
Segundo a polícia, Juan havia sido capturado no bairro Moisés Reis, no sábado (16), por integrantes do Comando Vermelho, facção rival. Depois de torturado, ele foi morto com golpes de facão e teve partes do corpo espalhadas.
A cena macabra foi registrada em vídeo e compartilhada em grupos de WhatsApp, em mais um gesto cruel de intimidação e demonstração de poder. Os autores foram surpreendidos pela polícia no momento em que tentavam transportar o corpo para enterrá-lo, mas conseguiram fugir.
As investigações apontam que Juan se aliou recentemente a Pedro Brito de Jesus, o PBL, de 25 anos, apontado como um dos principais executores do Bonde do Maluco. PBL, que integra o temido “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, é suspeito de vários assassinatos em 2024, incluindo a chacina do bairro Pequi, em 9 de agosto, que deixou três mortos e um ferido.
O avanço da guerra entre facções reacende o clima de medo em Eunápolis e coloca em evidência a escalada de crimes marcados pela crueldade e pelo confronto direto entre os grupos.