Nesta quinta-feira (07 de agosto), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus – FICCO/Ilhéus deflagrou operação conjunta em áreas rurais do município de Ilhéus, visando desarticular uma célula da facção criminosa com atuação na região sul do estado.
As investigações tiveram início após a prisão de um integrante da facção, no final do ano de 2024. O indivíduo é apontado como um dos principais líderes da organização criminosa e foi preso com armamentos de grosso calibre, incluindo fuzil, além de explosivos. Com o aprofundamento das investigações, foram identificados outros integrantes da facção com atuação na cidade de Una/BA e em localidades rurais de Ilhéus.
Na data de hoje, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Ilhéus/BA, bem como mandados de prisão de foragidos da justiça.
A ação conta com o apoio da 6ª e 7ª Coordenadorias Regionais da Polícia Civil do Interior e das seguintes unidades especializadas da Polícia Militar da Bahia: Coordenação de Operações de Inteligência (CordoInt/CPR-S), RONDESP Sul, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), 71ª CIPM e 69ª CIPM.
A FICCO reforça seu compromisso no enfrentamento ao crime organizado e na repressão às organizações criminosas que atuam no estado, sobretudo aquelas que se valem da violência armada e do tráfico de drogas para impor o terror em comunidades vulneráveis.
A FICCO/Ilhéus é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.
Ascom Social da Polícia Federal na Bahia