A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) cobrou na noite desta quinta-feira (23 de outrubro) do governador Jerônimo Rodrigues (PT) a realização emergencial de intervenções na estrada que serve como desvio da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, interditada desde maio por conta da estrutura precária. Segundo a parlamentar, com as fortes chuvas que atingiram o Extremo Sul, o desvio ficou intransitável.
“O Extremo Sul pede socorro. Durante as chuvas dos últimos dias, o desvio que vinha sendo utilizado para o deslocamento das pessoas e mercadorias se tornou intransitável. Recebi imagens e vídeos de trechos com caminhões e ônibus parados. Governador, exigimos ação imediata. Afinal, a Constituição garante a todos o direito de ir e vir”, afirmou a deputada.
Kátia Oliveira lembrou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a construção de uma nova ponte. Contudo, segundo ela, a obra ainda não foi iniciada. “Uma obra orçada em cerca de R$ 100 milhões, com previsão de início imediato, mas que ainda não saiu do papel. A ponte não é apenas uma obra. Ela garante acesso à cidade, à saúde, à educação e tantos outros direitos”, salientou.
Na última quarta-feira (22), moradores de um distrito do município de Belmonte fecharam um trecho da estrada que serve como alternativa para a ponte. Eles protestaram contra as condições precárias e perigosas enfrentadas por quem precisa trafegar pelo trecho. A queixa de moradores do Extremo Sul é que o desvio já apresentava condições ruins, que foram agravadas com as chuvas.
