14 outubro, 2025
terça-feira, 14 outubro, 2025

Bahia forma pioneiros em Comunicação Operativa e inaugura novo paradigma na Segurança Pública

Compartilhe

A Bahia mais uma vez inova na formação das forças de segurança, ao concluir, nesta sexta-feira (3), a primeira edição do Curso de Comunicação Operativa (COMOP) uma iniciativa pioneira no país, coordenada pelo coronel do Exército Brasileiro Márcio Walker, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Realizada no Centro de Operações e Inteligência (COI), a solenidade marcou a conclusão de 60 profissionais das áreas de segurança pública e defesa civil, entre policiais militares, civis, bombeiros, técnicos e assessores de comunicação. O objetivo: formar agentes capazes de dominar técnicas avançadas de comunicação estratégica, reforçando a integração das forças e a credibilidade das instituições perante a sociedade.

Com um conteúdo de alta complexidade e enfoque prático, o curso propõe uma mudança cultural dentro da segurança pública, substituindo o modelo reativo e fragmentado por uma comunicação inteligente, integrada e proativa. “Comunicação é muito mais do que informar um evento que ocorreu. É entregar a verdade da segurança pública com transparência, aproximação e superioridade da informação”, destacou o coronel Walker, idealizador do projeto.

A formação inédita simboliza um avanço político e institucional para o Estado da Bahia, que se posiciona como referência nacional em um setor tradicionalmente carente de atualização e alinhamento entre as corporações. A integração entre Exército, PM, Bombeiros, Polícia Civil, SEAP e DPT reafirma a visão de que a segurança pública moderna exige estratégia, informação e unidade.

Estiveram presentes na cerimônia o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, o superintendente de Inteligência, Rogério Dourado, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio, e o diretor de Comunicação da PM, coronel André Carvalho, entre outras autoridades.

Mais do que um curso, o COMOP representa um movimento de transformação cultural: a Bahia coloca a comunicação no centro da estratégia de segurança, fortalecendo a relação com a sociedade e construindo um modelo de gestão pública baseado em confiança e verdade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você