Com entusiasmo por apresentar seus projetos, mais de 800 estudantes e 410 professores da rede estadual iniciaram, nesta quarta-feira (6), a exposição e mostra das produções de tecnologias sociais e cultura desenvolvidas nas escolas. A atividade faz parte da Etapa Territorial, em Salvador, do Encontro Estudantil, que acontece no Parque de Exposições da Bahia até esta quinta-feira (7).
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), a abertura contou com a apresentação da Fanfarra Escolar do Colégio Estadual Duque de Caxias e Coral do Colégio Estadual Manoel Novaes.
Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, que representou a secretária Rowenna Brito, a iniciativa se caracteriza por uma política que dá centralidade ao protagonismo dos estudantes e professores. “Ao longo do ano, eles sistematizam as suas pesquisas nas unidades escolares e vêm para os encontros territoriais apresentar os trabalhos. São tecnologias sociais e sustentáveis que geram vários produtos nas áreas da indústria, da agricultura da gestão em negócios, da robótica, de todos os setores”.
É o caso dos estudantes, David Matos, 18 anos, e Alessandra Santos, 17 anos, ambos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Almir Teixeira Santos, de Formosa do Rio Preto. Eles realizaram o projeto “Desenvolvimento biocompósitos derivado da borracha de café: redução de impactos ambientais e economia circular de materias”, por meio do qual desenvolveram um plástico biodegradável a partir de resíduos orgânicos “O nosso intuito com este projeto é conseguir reduzir a fabricação de plásticos industrializados”, explicou David Matos.
Já os estudantes Wadason Ferreira, 17, e Mayara de Oliveira, 18, do Colégio Estadual do Campo Veronildo Mendes Pereira, do distrito de Lagoa Clara em Baianópolis, desenvolveram o projeto “Sabão de coada: resgatando saberes da comunidade Lagoa Clara”, a partir das raspas do pequi, fruto nativo do cerrado brasileiro, de sabor marcante. “O objetivo do nosso projeto é resgatar a tradição cultural da nossa comunidade, promovendo a valorização cultural, a sustentabilidade e o empreendedorismo”, afirmou Mayara.
Também marcou presença na abertura do evento o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.
Encontro Estudantil 2025 – Salvador
Um total de 410 projetos voltados à ciência e cultura estão em exposição na edição da capital baiana da Etapa Territorial do Encontro Estudantil 2025. Participam representantes de 142 escolas, localizadas em 97 municípios de 13 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Na programação, os visitantes podem conferir 178 projetos da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) e 23 projetos do Educa + Bahia, que consiste em experiência.
Em 2025, o Encontro Estudantil bateu recorde de participação, com 3.973 projetos inscritos — número superior aos pouco mais de três mil do ano anterior. A Etapa Estadual, com a exposição dos 650 projetos aprovados nas etapas anteriores, será realizada em dezembro, em Salvador, reunindo jovens de todas as regiões da Bahia.