Ampliação da jornada escolar, investimentos em infraestrutura e ações que garantam o direito à aprendizagem foram temas abordados em reunião, nesta segunda-feira (7), na Secretaria da Educação do Estado (SEC). Participaram os prefeitos de Araci, Keinha Jesus, e de Cordeiros, Devani Pereira, ao lado de secretários municipais e lideranças locais, que dialogaram com a secretária Rowenna Brito sobre o fortalecimento da colaboração entre Estado e municípios.
Durante a apresentação, a secretária Rowenna Brito destacou os avanços da rede estadual nas etapas dos ensinos Fundamental e Médio e na Educação Profissional e Tecnológica. Entre os pontos abordados estão a ampliação dos cursos técnicos de acordo com os arranjos produtivos locais, além dos investimentos em programas como Bolsa Presença, Mais Estudo e Educa Mais Bahia, que somam R$ 2,8 bilhões para apoiar a permanência dos estudantes.
Diagnóstico conjunto para educação integral
De acordo com o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, será realizada uma agenda conjunta de visitas técnicas aos municípios, com o objetivo de levantar demandas e elaborar um diagnóstico detalhado da rede pública local. “A proposta é que essas cidades avancem na construção de um modelo de educação integral, com base nas necessidades de cada território”, afirmou.
A reunião também tratou das ações voltadas à infraestrutura escolar, com destaque para obras de construção, ampliação e modernização.
Crédito: Memo Soul