A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realiza em novembro (10 e 11) a eleição para escolha da nova Reitoria. Entre as candidaturas, está a chapa UFSB + VIVA, formada pelos professores Richard Santos (reitor) e Martin Domecq (vice-reitor).
O grupo defende uma universidade mais democrática, inclusiva e conectada às demandas do Sul da Bahia. Entre as propostas estão: permanência estudantil, autonomia orçamentária, fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, políticas de diversidade e equidade, além da gestão democrática com menos burocracia.
A candidatura surgiu de um processo coletivo que reuniu docentes, técnicos, estudantes, terceirizados e lideranças regionais, e destaca a importância dos Colégios Universitários (CUNIs) para integrar ainda mais a UFSB ao território.
“Defendemos CUNIs vivos, com ensino, pesquisa, extensão e cultura, valorizando docentes do território e criando caminhos para que nossos egressos integrem o corpo docente da universidade”, afirma Martin Domecq.
“Nosso objetivo é construir coletivamente uma universidade mais justa, inclusiva e eficiente, capaz de responder às necessidades do Sul da Bahia”, destaca Richard Santos.
Perfis dos candidatos