A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira e da Superintendência de Gestão da Informação, realiza, no dia 10 de julho, às 15h, uma live para formação de estudantes e famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Presença. A atividade será transmitida pelo canal do IAT no Youtube.
Com o tema central ‘Protagonismo da Comunidade Escolar e Políticas Públicas de Educação’, a live é a primeira de uma série de outras que serão promovidas pela Secretaria e tem como objetivo ajudar no fortalecimento do Programa Bolsa Presença no chão da escola, assim como, ampliar a compreensão sobre a importância das avaliações externas e promover o envolvimento de todos os sujeitos escolares na missão da educação como direito.
Na oportunidade, serão propostas reflexões acerca do papel das políticas públicas e do Programa Bolsa Presença na garantia do direito à educação e à aprendizagem, destacando a importância e a função que as avaliações externas (SABE, SAEB e ENEM) cumprem quanto a permanência e proficiência e como a comunidade escolar pode ser atuante no fortalecimento das políticas públicas no chão da escola.
Bolsa Presença – Foi criado pela Lei nº 14.310, de 24 de março de 2021, com a retomada das atividades letivas na rede estadual de ensino, após período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. Em 16 de dezembro de 2021, com a Lei nº 14.396, que alterou a Lei nº 14.310/21, o programa passou a ser permanente e reconhecido como uma política de Estado. O Bolsa Presença visa garantir a permanência dos estudantes na escola e reduzir os índices de evasão e abandono escolar.