Uma onda de calor extrema está assolando o Sul da Europa nesta segunda-feira (30). Espanha, Portugal, Itália e França enfrentam temperaturas que chegam a alarmantes 44°C, levando autoridades a emitir alertas urgentes sobre saúde e incêndios. Em Madri, o calor se manifestou com termômetros atingindo quase 40°C, um panorama que Diego Radamés, fotógrafo de 32 anos, descreveu como incomum para essa época do ano.
No último sábado, a Espanha estabeleceu um novo recorde histórico, alcançando 46°C em Granada, superando a marca anterior de 45,2°C registrada em Sevilha em 1965. Em Portugal, diversas áreas, incluindo Lisboa, permanecerão em alerta vermelho até o final do dia, com moradores e turistas buscando abrigo do calor. A farmacêutica Sofia Monteiro alerta: “Estamos aconselhando todos a se refrescarem, mas já registramos casos de insolação e queimaduras”.
A situação é crítica em várias cidades italianas, onde 21 delas estavam em alerta máximo no domingo. Milão, Veneza, Florença, Roma e Nápoles estão entre as áreas mais afetadas, com um aumento de 10% nos casos de insolação nos hospitais. Mario Guarino, vice-presidente da Sociedade Italiana de Medicina de Emergência, ressalta que os mais vulneráveis são idosos, pacientes com câncer e moradores em situação de rua, que enfrentam desidratação e fadiga severa.
Cities like Bologna have initiated “climatic shelters” for those in need, while Ancona has been distributing dehumidifiers as a quick response. In Rome, a generous initiative allows individuals acima de 70 anos a utilizar piscinas públicas sem custo. No entanto, o fenômeno do “efeito de ilha de calor” intensifica as temperaturas nas áreas urbanas, como explicou Emanuela Piervitali, pesquisadora do Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA).
Os especialistas observam que essas ondas de calor se intensificam por conta das mudanças climáticas. A França, por exemplo, enfrenta um alerta laranja em 84 dos 95 departamentos, com temperaturas que podem ultrapassar 40°C, uma realidade quase inimaginável segundo Agnès Pannier-Runacher, ministra da Transição Ecológica. Evan Bernard, em Bordeaux, descreveu seu apartamento como “um inferno”, refletindo o desespero de muitos frente a esse calor sufocante.
Além do desconforto, a onda de calor também está atraindo espécies invasoras a essas regiões, adaptándose ao clima quente. Assim, o ISPRA alertou pescadores e turistas para que relatem avistamentos de quatro espécies potencialmente perigosas, como o pterois e o sigano-nebuloso, que já foram detectadas no sul da Itália.
Esta situação nos faz refletir sobre o impacto das mudanças climáticas em nosso cotidiano e a importância de adotarmos medidas preventivas. O que você pensa sobre a atual onda de calor na Europa? Compartilhe suas ideias e experiências nos comentários!