Uma nova fase na obtenção de visto americano para não imigrantes se aproxima. A partir de 1° de outubro de 2025, as regras sobre a isenção de entrevistas mudarão, impactando diretamente quem planeja visitar os Estados Unidos. O Departamento de Estado dos EUA anunciou que, no próximo mês, adolescentes com menos de 14 anos e idosos acima de 79 anos não estarão mais isentos da obrigatoriedade de uma entrevista com um agente consular.
A decisão, comunicada em julho, representa uma mudança significativa nas diretrizes que facilitaram a entrada de menores e idosos no país. De acordo com a nova normativa, todos os requerentes dessa faixa etária precisarão de uma consulta presencial para receber o visto, a menos que se enquadrem em categorias específicas que ainda podem ser isentas.
O impacto será sentido principalmente por cidadãos de países que requerem visto, como os brasileiros que desejam visitar os Estados Unidos a turismo. O Departamento de Estado esclareceu que apenas alguns grupos ainda terão a possibilidade de evitar a entrevista. Isso inclui titulares de vistos diplomáticos e oficiais, assim como pessoas que estejam renovando um visto expirado há menos de 12 meses.
Para aqueles que atenderem aos critérios de isenção, os motivos para solicitar um visto B-1 ou B-2 continuam sendo diversos: consultas comerciais, turismo, visitas familiares, participação em eventos sociais e mais. Contudo, os solicitantes devem aplicar no país de nacionalidade, garantir que nunca tiveram um visto recusado (ou que a recusa foi superada) e não ter inelegibilidade aparente.
Mesmo com essas isenções, o Departamento de Estado enfatiza que é possível que algumas pessoas sejam convocadas para entrevistas, dependendo da análise do agente consular. Para mais informações sobre requisitos e processos, recomenda-se a consulta aos sites das embaixadas e consulados.
E você, está preparado para essas mudanças? Compartilhe seus pensamentos e experiências sobre a obtenção de visto americano nos comentários abaixo!