Olhar Digital > Pro > Novo chip vai conectar data centers de IA a longas distâncias

  • Pro

Chip P200 foi projetado pela Cisco Systems e também promete reduzir a quantidade de dispositivos necessários e o gasto energético

(Imagem: Oselote/iStock)

A Cisco Systems, empresa de tecnologia focada em redes e comunicações, apresentou nesta quarta-feira (8) o novo chip P200. Ele foi projetado para conectar data centers de inteligência artificial com as unidades de computação em nuvem da Microsoft e Alibaba.

O chip ficará no centro de um novo dispositivo de roteamento que a empresa também acaba de lançar. Esta estrutura, por sua vez, foi criada para conectar data centers localizados a grandes distâncias, atuando como um grande computador.

Novidades foram apresentadas pela Cisco (Imagem: HJBC/Shutterstock)

Rede única de data centers será criada

A Cisco explicou que as novidades foram resultado do expressivo aumento na demanda por treinamento de modelos da IA. Segundo a empresa, esta necessidade se tornou tão grande que hoje são necessários vários data centers.

Estas estruturas, no entanto, podem estar a 1.600 quilômetros de distância. Isso acontece porque elas consomem grandes quantidades de eletricidade. Dessa forma, a construção de vários espaços no mesmo local poderiam sobrecarregar a rede.

Data Center.
Estruturas são fundamentais para expansão das capacidades de IA (Imagem: Caureem/Shutterstock)

Neste cenário, o novo sistema vai usar o chip P200 como forma de interligar os data centers e criar uma espécie de rede única, aumentando o poder de computação. Ao mesmo tempo, a empresa promete reduzir os gastos com energia.

Leia mais

  • Data centers submersos da China irão reduzir consumo de energia
  • Data centers no espaço? Jeff Bezos acredita que esse é o futuro
  • Uma mina vai virar data center na Itália; conheça o projeto
Cérebro com os dizeres
Boom da IA exige transformações na infraestrutura tecnológica (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Menor gasto energético

  • De acordo com reportagem da Reuters, o novo chip da Cisco é capaz de fazer o trabalho que 92 dispositivos faziam até agora.
  • Além de reduzir a quantidade de equipamentos empregados, a novidade também vai gastar 65% menos energia.
  • Um dos principais desafios, no entanto, é manter os dados sincronizados nos vários data centers.
  • Apesar disso, a empresa garante que as novidades vão oferecer mais opções a um mercado em plena expansão.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.