O frio deu uma trégua nos últimos dias, mas esta calmaria está prestes a mudar com a chegada de um fenômeno climático conhecido como “pré-frontal”. Prepare-se, pois as mudanças são radicais!

Esse fenômeno agita a atmosfera ao comprimir o ar quente e “turbiná-lo” com o ar frio que se aproxima, criando uma instabilidade que leva a um aumento temporário da temperatura. As regiões Sul e Sudeste do Brasil serão as mais impactadas por essa atividade climática.

Sol forte fazendo sombra no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro (RJ)
Fenômeno climático intensifica o calor antes da mudança no tempo (Imagem: dabldy/iStock)

A quinta-feira promete ser marcada por calor intenso e ar extremamente seco, especialmente no Centro-Oeste e interiores do Sudeste. Regiões como Goiás e Mato Grosso podem enfrentar índices de umidade críticos, caindo abaixo de 12%. Enquanto isso, Porto Alegre terá um céu claro e temperaturas amenas em torno de 23°C, Florianópolis chegará a 25°C e Curitiba atingirá até 27°C.

Montagem com fotos de pessoa agasalha mexendo no celular em dia frio e de mulher de regata secando suor do rosto em dia quente
Regiões passarão do calor para o frio em poucas horas (Imagem: Marcelo Camargo e Fernando Frazão/Agência Brasil)

Porém, não se engane: essa onda de calor não durará. A previsão indica que, a partir da sexta-feira, a chegada de ventos frios fará com que as temperaturas despenquem nas capitais do Sul. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba não passarão dos 19°C, com mínimas próximas de 10°C, e essa tendência se manterá durante o fim de semana.

Em São Paulo, a temperatura máxima cairá para 24°C na sexta, com mínimas entre 13°C e 15°C. Para os paulistanos, há até a possibilidade de garoa. No Rio de Janeiro, a máxima será de 24°C, enquanto as mínimas oscilarão entre 17°C e 19°C. Belo Horizonte verá uma elevação até 33°C antes que os termômetros comecem a recuar para 27°C no domingo.

Mínimas se aproximam da casa dos 10ºC no Sul do Brasil (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Como você está se preparando para essa mudança brusca de temperatura? Compartilhe conosco suas expectativas e dicas para lidar com essa transição climática nos comentários abaixo!