12 agosto, 2025
terça-feira, 12 agosto, 2025

Opep reafirma crescimento do PIB do Brasil nos próximos anos, mas aponta riscos econômicos

Compartilhe

opep

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) trouxe à tona suas previsões sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para os anos de 2025 e 2026, apontando um crescimento de 2,3% e 2,5%, respectivamente. Contudo, sobressaem-se preocupações, especialmente em função das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras, que podem resultar em uma desaceleração de até 0,4 ponto percentual no curto prazo.

A Opep sugere que o Brasil poderá mitigar parte desse impacto negativo através de negociações diplomáticas e redirecionamento de suas exportações para mercados alternativos. No entanto, a ausência de uma ação eficaz pode provocar consequências significativas no crescimento do PIB, principalmente no segundo semestre de 2025, acendendo um alerta entre analistas econômicos.

Além disso, a Opep ressaltou que para 2026, incertezas fiscais e a implementação de políticas monetárias restritivas podem agravar ainda mais o cenário econômico. Essa situação tende a abalar a confiança dos investidores e a dinâmica do mercado interno. A previsão inclui uma expectativa de inflação elevada, em torno de 5% para este ano, o que poderá levar o banco central a adotar uma postura ainda mais cautelosa.

Quais são suas perspectivas sobre a economia brasileira frente a esses desafios? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você