26 julho, 2025
sábado, 26 julho, 2025

Operação contra pirataria apreende mais de 200 celulares, arma de fogo e roupas falsificadas em Salvador

Compartilhe

Operação contra pirataria em Salvador

Em uma manhã decisiva em Salvador, o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), através da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), realizou uma operação robusta contra a pirataria e fraudes de consumo. O foco da ação, ocorrida no dia 24 de agosto, abrangeu diferentes lojas nos bairros da Liberdade e Caminho das Árvores, onde cinco estabelecimentos comerciais foram inspecionados com rigor.

No shopping do Caminho das Árvores, a equipe de fiscalização fez uma descoberta surpreendente: 201 celulares estavam escondidos em um fundo falso de uma loja de eletrônicos. A apreensão não parou por aí; um segurança do local foi preso em flagrante por porte ilegal de uma pistola. Agora, a origem dos celulares será investigada para verificar possíveis vínculos com produtos roubados.

A operação, em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) e a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), também resultou na apreensão de cerca de 200 peças de roupas falsificadas em diversas lojas na Liberdade. Duas dessas lojas enfrentaram sanções severas por irregularidades apontadas no Código de Defesa do Consumidor, além de terem sido autuadas pela Sefaz por fraudes tributárias associadas ao uso indevido de documentos fiscais.

Além das apreensões, o time investigativo também analisou uma denúncia de publicidade enganosa na Avenida Tancredo Neves. Em uma loja, um luxuoso relógio estava anunciado a R$ 8 mil, mas o produto não se encontrava disponível, uma estratégia enganosa que visava atrair clientes. Em consequência, o estabelecimento foi autuado pela Codecon, e um termo circunstanciado de ocorrência foi registrado na Delegacia de Defesa do Consumidor.

Essa operação reflete um esforço contínuo para combater práticas desleais no comércio e proteger os direitos do consumidor. Você já teve alguma experiência com produtos falsificados ou publicidade enganosa? Compartilhe sua história nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você