Operação Gatonet foi realizada em 16 municípios e também retirou 439 caixas irregulares
Redação iBahia •
18/10/2025 às 17:57 • Atualizada em 18/10/2025 às 18:12 – há XX semanas
iBahia no Google News
A Neoenergia Coelba, concessionária de energia elétrica do estado da Bahia, retirou aproximadamente 14 toneladas de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular nos postes da distribuidora por meio da contínua Operação Gatonet. A ação ocorreu simultaneamente nas principais vias de 16 municípios baianos, no período de segunda-feira (13) a sexta-feira (17).

Além da fiação, foram removidas 439 caixas clandestinas, instaladas sem autorização e que representavam risco de incêndio nas estruturas. As caixas de telefonia e internet sem regulamentação são as principais responsáveis por chamas na fiação, pois são projetadas para uso interno, não possuem vedação adequada e nem são feitas com material antichamas.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Leia também:
No total, os profissionais da Neoenergia Coelba inspecionaram e atuaram em 530 postes. As cidades que integraram a operação foram: Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Cipó, Jaguarari, Paulo Afonso, Serrinha, Serrolândia, Barreiras, Ibirapitanga, Igaporã, Ipupiara, Itaberaba, Itambé e Vitória da Conquista.
A Operação Gatonet visa garantir a segurança da população e manter a qualidade do fornecimento de energia para os clientes. As fiscalizações são diárias em diversos municípios da Bahia, buscando mitigar os impactos do “gatonet”.
O “gatonet” é a principal causa dos emaranhados de fios nas cidades, uma vez que as empresas irregulares não seguem os critérios técnicos e de segurança exigidos para a instalação de cabos nos postes. Além disso, a falta de manutenção adequada desses equipamentos pode resultar em fios soltos e riscos de acidentes para a população. A baixa qualidade das caixas irregulares instaladas nos postes também é um fator que provoca incêndios na fiação.

Descubra se o seu provedor é Gatonet
A população pode ser parceira da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora recomenda que os clientes contratem apenas empresas que possuam contrato para o compartilhamento dos postes. Isso assegura que o processo de análise técnica foi realizado corretamente e que os critérios de segurança foram aprovados.
Para conferir a lista completa dos provedores autorizados, acesse este link.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade