MUNDO
María Corina Machado é uma das principais vozes da oposição democrática
Por AFP e Redação
10/10/2025 – 6:54 h

María Corina Machado –
Fechar
A líder opositora ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela, María Corina Machado foi reconhecida nesta sexta-feira, 10, com o Prêmio Nobel da Paz, anunciou o comitê norueguês do Nobel. O prêmio totaliza 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).
Machado foi premiada “por seu incansável trabalho de promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela, e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”, anunciou o presidente do comitê, Jørgen Watne Frydnes.
Tudo sobre Mundo em primeira mão!
O Comitê Norueguês afirmou que María Corina Machado foi escolhida por representar “um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”.
Leia Também:
Quem é Mariá?
Nascida em 1967, na Venezuela, María Corina Machado é uma das principais líderes da oposição democrática ao regime de Nicolás Maduro. Engenheira de formação, com especialização em finanças, iniciou sua trajetória profissional no setor privado antes de se dedicar integralmente à política e à defesa dos direitos civis.
Fundadora do movimento Súmate, criado há mais de duas décadas com o objetivo de fiscalizar eleições e promover o voto livre no país, Machado tornou-se um símbolo da resistência venezuelana. Apesar das perseguições, da inelegibilidade imposta e das constantes ameaças à sua vida, ela optou por permanecer na Venezuela e continuar sua luta pela democracia.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Tags:
Siga nossas redes