O clima no Brasil durante o mês de outubro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), será marcado por forte variabilidade nos volumes de chuva.
Para grande parte da região Sudeste, as estimativas apontam precipitação acima da média histórica. Já em áreas do Centro-Oeste, Norte e Sul, os prognósticos indicam volumes abaixo da média.
Região Norte
O Inmet prevê chuvas até 50 mm abaixo da média em boa parte do Pará, no centro do Tocantins e em áreas centro-leste e noroeste do Amazonas. Em contrapartida, devem ocorrer volumes acima da média em todo o Amapá e na faixa de fronteira entre Amazonas, Peru e Colômbia. Nas demais áreas da região, os índices devem ficar próximos da climatologia de outubro.
Região Centro-Oeste
Os volumes de chuva devem ficar abaixo da média em grande parte do Mato Grosso, no noroeste de Goiás e no Distrito Federal. Por outro lado, áreas do oeste e extremo sul do Mato Grosso, além do centro-leste do Mato Grosso do Sul, devem registrar chuvas acima da média.
Região Sudeste
As previsões indicam chuva acima da média em grande parte de Minas Gerais, no oeste e sudeste de São Paulo e em praticamente todo o Rio de Janeiro. Nas demais áreas do Sudeste, os volumes devem ficar próximos da média histórica.
Região Sul
No Paraná e em áreas do norte e oeste de Santa Catarina, as chuvas devem ficar acima da média em outubro. Já no Rio Grande do Sul, a previsão é de precipitação abaixo da média, com déficit de até 75 mm na região de fronteira entre as mesorregiões do Sudoeste, Noroeste e Centro-Ocidental rio-grandenses.
Temperatura
As previsões indicam que as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país.
No Norte, há expectativa de elevação de até 1,5 °C acima da climatologia, especialmente no sudeste do Pará e no Tocantins, onde os termômetros devem variar entre 27 °C e 32 °C.
No Nordeste, o aumento também será generalizado em todos os estados, com destaque para o oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí, onde as máximas podem ultrapassar os 28 °C. Mesmo em áreas litorâneas, os valores devem ser elevados, entre 26 °C e 28 °C.
No Centro-Oeste, prevalecem temperaturas acima da média em quase toda a região. As maiores elevações devem ocorrer no norte e leste do Mato Grosso e na porção oeste do Mato Grosso do Sul, onde os valores podem passar de 28 °C.
No Sudeste, a previsão é de médias superiores a 22 °C, especialmente no leste de São Paulo, na divisa com Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro. As temperaturas mais altas devem ocorrer no centro-oeste de Minas e São Paulo, podendo superar os 25 °C.
Já no Sul, a tendência é mista: na região central do Rio Grande do Sul, as temperaturas podem ficar abaixo da média, com valores inferiores a 20 °C. Por outro lado, no norte e leste do Paraná, as médias devem ser mais altas, com aumento de até 1 °C e máximas acima de 24 °C. Nas demais áreas, os registros devem ficar próximos à média climatológica.