2 outubro, 2025
quinta-feira, 2 outubro, 2025

Padre Agenor espera milhares de fiéis em festa de Nossa Senhora Aparecida: “Experiência com Deus”

Compartilhe

A Catedral Metropolitana de Brasília se prepara para celebrar, entre os dias 3 e 12 de outubro, a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil e da Arquidiocese de Brasília. A programação, que acontece na Catedral e na Esplanada dos Ministérios, promete reunir milhares de fiéis em momentos de oração, celebração, cultura e lazer.

A 27ª edição da festividade contará com a tradicional novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, além de celebrações jubilares, show da banda Colo de Deus, barracas com comidas típicas e várias atrações e novidades.

Em entrevista ao Metrópoles, o padre Agenor Vieira (foto em destaque), pároco da Catedral Metropolitana de Brasília, explicou que a festa se inicia com a novena, um período de nove dias dedicado à preparação espiritual para o grande dia, 12 de outubro, data da solenidade em celebração à padroeira.

“A novena consiste em missas e orações específicas que preparam espiritualmente toda a comunidade para participar desse grande festejo. As celebrações ocorrem sempre às 19 horas, com padres amigos e conhecidos que presidirem as missas dentro da catedral”, conta o padre.

9 imagensRetrato do padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana de Brasília Imagem de Nossa Senhora Aparecida no interior da Catedral Metropolitana de BrasíliaRetrato do padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana de BrasíliaBrasília (DF), 01/10/25. Fiéis no interior da Catedral Metropolitana de BrasíliaFlores em frente à CatedralFechar modal.1 de 9

Cartaz anunciando das Festividades da Padroeira no interior da Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 9

Retrato do padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 9

Imagem de Nossa Senhora Aparecida no interior da Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 9

Retrato do padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 9

Brasília (DF), 01/10/25. Fiéis no interior da Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 9

Flores em frente à Catedral

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto7 de 9

Fiel observa cúpula da Catedral

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto8 de 9

Turistas em frente à Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto9 de 9

Retrato do padre Agenor Vieira, pároco da Catedral Metropolitana de Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A Catedral tem capacidade para 3 mil pessoas, por isso, para os fiéis que desejam participar presencialmente das novenas dos dias 3 a 9 de outubro é necessário retirar o ingresso gratuito na plataforma Sympla (acesse aqui). Em todos os dias, a programação começa às 18h30 com a oração do terço.

Entre 10 e 12 de outubro, será montado o Espaço da Padroeira, na Esplanada dos Ministérios, que será o ponto alto da festa, com cenografia que retrata a ligação de Nossa Senhora com Brasília. Três peregrinações do Jubileu 2025 também serão realizadas no espaço: crismados e jovens, crianças e Movimentos Marianos.

Confira a programação completa:

6 imagensFechar modal.1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

Corrida de rua

Além das missas e orações, a festa traz um calendário diversificado de eventos culturais e esportivos. Entre as novidades, está a Corrida e Caminhada da Padroeira do Brasil, marcada para a manhã do dia 12, já com mais de mil inscritos.

Segundo o padre Agenor, a iniciativa visa incluir os esportistas na evangelização, unindo fé e saúde. “Olhamos para aqueles que gostam de correr e incluímos na nossa programação a corrida. Estaremos também na largada, fazendo uma oração. Nosso objetivo é evangelizar, fazer com que eles também se sintam olhados pela igreja”, detalha.

Outra novidade é a Passarela da Fé, uma instalação que permitirá aos fiéis que não podem ir até o Santuário de Aparecida, em São Paulo, uma experiência semelhante de devoção à imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Queremos que as pessoas façam suas orações, pedidos e agradecimentos aqui em Brasília, na Esplanada dos Ministérios,” explica o padre.

Para os amantes dos animais, o dia 4 de outubro reserva uma missa campal às 9h, seguida de bênção aos pets, em comemoração a São Francisco de Assis. A programação também contará com feira de adoção, exposição de raças e atividades de adestramento.

Como parte das festividades, a Catedral promoverá um leilão beneficente em prol da Festa da Padroeira. Os fiéis podem colaborar doando itens como pratarias, quadros, esculturas, eletrônicos e obras de arte.

A juventude ganha atenção especial no dia 11 de outubro, com o Jubileu da Juventude, que promete reunir cerca de 20 mil jovens em procissão e shows com bandas católicas.

O tema deste ano, Maria, Mãe da Esperança, está presente em toda a programação, alinhado ao Ano Jubilar Peregrinos da Esperança.

“Queremos que a mensagem da esperança seja vivida e refletida durante toda a festividade, dando força e consolo para os fiéis nesse momento. O objetivo é evangelizar, fazer com que as pessoas tenham uma experiência com Deus, seja de qual religião for. O importante nessa perspectiva é a gente ser acolhido e estar aqui com o coração coração aberto”, destaca o pároco.

Para preparar a Catedral para receber o público, foi realizada uma ampla revitalização, incluindo limpeza dos vitrais, pintura, troca da iluminação e revitalização do piso. Também será inaugurada uma galeria especial em homenagem aos 65 anos da Arquidiocese de Brasília, integrando a história religiosa à memória da capital federal.

A expectativa é de um público expressivo durante toda a programação: cerca de 3 mil pessoas por dia nas missas da novena, 20 mil no Jubileu da Juventude e até 60 mil no dia 12. Toda a festa é aberta e gratuita, com convite aberto a católicos e pessoas de todas as crenças para vivenciarem um momento de fé e comunhão.

Ao final, o padre Agenor deixa um convite especial: “Convido toda a população do Distrito Federal e os leitores do Grupo Metrópoles a participarem conosco dessas festividades. Venham de coração aberto para experimentar Deus e celebrar Nossa Senhora Aparecida conosco”.

Transmissão do Metrópoles

O Metrópoles estará presente nas homenagens à padroeira do Brasil e fará a transmissão das festividades entre os dias 10 e 12 de outubro no YouTube.

O show da Banda Colo de Deus também vai ser exibido no canal do portal. Além disso, estão programadas as transmissões de missas e dos Jubileus.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você