França, Reino Unido e Alemanha advertiram neste domingo (28) o Irã contra qualquer escalada de tensões, após a retomada das sanções da ONU contra o país por descumprimento de compromissos relacionados ao programa nuclear. Em comunicado conjunto, os ministros das Relações Exteriores do chamado grupo E3 afirmaram que “a reimposição de sanções da ONU não é o fim da diplomacia” e pediram que Teerã volte a cumprir suas obrigações internacionais.
“Urgimos o Irã a se abster de qualquer ato de escalada”, destacou a nota. As medidas, que incluem embargo de armas e restrições econômicas, voltaram a vigorar automaticamente no sábado (27), às 20h de Nova York (21h em Brasília), após a expiração do mecanismo que suspendera as punições há dez anos.
Já o secretário de Estado americano, Marco Rubio, reforçou o apelo por negociações diretas com o governo iraniano. Segundo ele, “a diplomacia continua sendo a melhor saída para o povo iraniano e o mundo”, mas depende de que Teerã aceite conversas “de boa-fé, sem demoras nem confusões”.