24 outubro, 2025
sexta-feira, 24 outubro, 2025

Palmeiras precisa de ‘milagre’ jamais feito por um brasileiro para ir à final da Libertadores

Compartilhe

Flaco López, do Palmeiras, disputa bola com o jogador da LDU, durante as semifinais da Libertadores

O Palmeiras se vê diante de um desafio épico na luta por um lugar na final da Copa Libertadores. Após uma derrota impactante de 3 a 0 para a LDU em Quito, no Equador, o time de Abel Ferreira precisa da realização de um verdadeiro “milagre” – uma tarefa que, até hoje, nenhuma equipe brasileira conseguiu alcançar na história do torneio da Conmebol.

Historicamente, apenas cinco times conseguiram revertir uma derrota por três ou mais gols na primeira partida. Esse feito é ainda mais raro no século 21, ocorrendo apenas duas vezes. Os dados são do Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

O exemplo mais recente remonta a 2017, quando o River Plate, após ser derrotado por 3 a 0 pelo Jorge Wilstermann na altitude boliviana, reverteu a situação com uma impressionante goleada de 8 a 0 em Buenos Aires, avançando para as semifinais daquele ano, que viria a ser vencido pelo Grêmio.

Em 2009, a Universidad de Chile também fez história ao perder por 4 a 1 para o Deportivo Quito, mas, em um retorno triunfante, goleou os equatorianos por 6 a 0 em Santiago, garantindo sua classificação. As outras remontadas ocorreram no século 20, com os times Bolívar, Cerro Porteño e Sporting Cristal, porém, até agora, um time brasileiro nunca conseguiu essa virada histórica na Libertadores.

Além disso, o histórico favorece a LDU, que já venceu a partida de ida por três gols de diferença em outras duas ocasiões, avançando em ambas: contra o Peñarol, em 2005, e o Atlético Nacional, em 2006.

Independentemente do resultado no jogo de volta, a partida desta quinta-feira (23) já ficou marcada na história. A LDU se tornou o primeiro time a marcar três gols no Palmeiras em um primeiro tempo de Libertadores, além de ter causado a maior derrota de um clube brasileiro em semifinais ou finais do torneio.

Apesar das adversidades, Abel Ferreira expressou otimismo na coletiva, afirmando: “Temos 90 minutos no Allianz Parque. E 90 minutos é muito tempo. Hoje, parabenizamos nosso adversário, pois foram melhores. O Palmeiras não esteve em sua média, mas eu acredito que é possível, em nossa casa, fazer o mesmo número de gols de hoje ou até mais.”

Agora, fica a pergunta: você acredita que o Palmeiras conseguirá essa virada histórica? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você