
Após 16 anos de espera, o Paraguai voltou a sonhar com a Copa do Mundo. Na última quinta-feira (4), a seleção paraguaia empatou em 0 a 0 com o Equador, garantindo assim sua classificação para a Copa do Mundo de 2026. Uma conquista e tanto, especialmente para um país que não viu seu time participar das edições de 2014, 2018 e 2022.
A última participação da seleção foi marcante, chegando até as quartas de final na África do Sul, onde foi eliminada pela campeã Espanha. Com o novo resultado, o Paraguai acumula 25 pontos, ocupando a sexta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas, a última a garantir uma vaga direta no Mundial, um feito que a Venezuela (sétima colocada) não pode mais alcançar.
O próximo desafio do Paraguai será contra o Peru, em Lima, na próxima terça-feira, enquanto o Equador, já classificado, enfrentará a atual campeã, Argentina, em Guayaquil. A emoção foi tanta que o presidente Santiago Peña anunciou um feriado nacional para celebrar essa histórica classificação. Um telão no estádio proclamou: “Amanhã é feriado nacional”.
Decreto Nacional do feriado no Paraguai por causa da classificação à Copa do Mundo │Divulgação
E você, o que acha dessa volta triunfante do Paraguai ao cenário mundial? Deixe sua opinião nos comentários! Vamos celebrar juntos essa conquista e sonhar com futuros jogos emocionantes!