A revolução no trânsito de Minas Gerais começa com a BR-381/MG, onde a cobrança de pedágio na modalidade free flow, ou livre passagem, logo será uma realidade em todos os trechos. Neste sábado, dia 27, os pórticos nas cidades de Caeté e João Monlevade entrarão em operação, permitindo a cobrança eletrônica sem a necessidade de paradas ou cancelas. A tecnologia vem em forma de câmeras e sensores, promovendo uma fluidez histórica nas estradas.
A Nova 381 é a concessionária encarregada deste projeto transformador desde fevereiro, com um investimento almejado de R$ 9,3 bilhões. A BR-381 não é apenas uma estrada; é uma artéria vital que movimenta produtos agrícolas, pecuários e industriais, desempenhando um papel crucial para o desenvolvimento econômico do país.
Em apenas seis meses de concessão, já foram utilizados R$ 319,7 milhões em melhorias na infraestrutura. A BR-381 se destaca ao ser a primeira rodovia federal no Brasil a implementar o pedágio eletrônico em 100% de suas operações, uma inovação que promete redefinir o transporte no Brasil.
A autorização para o início da operação foi dada no último dia 16, sendo a primeira implementação após uma reformulação na metodologia de precificação da ANTT. Com essa nova abordagem, a União agora assume 90% dos riscos associados à evasão de cobranças, enquanto as concessionárias ficam com os 10% restantes.
As discussões acerca da evasão e possíveis multas estão sendo debatidas no âmbito legislativo, em um projeto de lei que visa discutir desde anistias até a restrição do sistema a infratores. Além disso, ambulâncias e veículos oficiais estão isentos das cobranças, assim como motocicletas, garantindo que a operação seja justa e acessível.
Para facilitar o pagamento, serão instalados 25 totens de pagamento que estarão disponíveis ao longo do trecho entre Caeté e Governador Valadares. Em postos de combustível e restaurantes, os usuários poderão consultar pendências e efetuar pagamentos de forma rápida e descomplicada.
“O totem funciona por aproximação. O usuário digita a placa e verifica suas pendências, podendo pagar com cartão ou PIX. Estão instalados em locais onde os motoristas já costumam parar, facilitando ainda mais o acesso”, explicou Diego Dutra, gerente de operações da Nova 381.
A BR-381 não é um projeto isolado, mas sim parte de uma tendência crescente que se expande por vários estados. A BR-101, por exemplo, já introduziu o sistema de livre passagem em 2023. O Governo de São Paulo já está planejando mais 58 pontos de cobrança até 2032, com uma série de novos pórticos e sistemas implementados em diversas rodovias.
A ANTT reafirma que essa mudança pretende modernizar o sistema de pedágios, aumentar a fluidez e reduzir congestionamentos, alinhando-se a uma busca por soluções mais sustentáveis e eficazes na infraestrutura rodoviária do Brasil.
O que você acha sobre a implementação do pedágio eletrônico na BR-381? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários!