18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

PF apura crime ambiental em obra de R$ 200 milhões do PAC; entenda

Compartilhe

A Polícia Federal está em campo, investigando um suposto crime ambiental que pode impactar o destino de um ambicioso projeto de urbanização na Vila dos Pescadores, em Cubatão, litoral de São Paulo. Integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa obra promete transformar a região com um investimento de R$ 200 milhões.

A investigação aponta que mais de 1.500 metros cúbicos de areia, extraídos ilegalmente do Parque Estadual da Serra do Mar, foram utilizados nas obras. Essa unidade de conservação, com proteção integral, proíbe qualquer tipo de mineração, tornando a operação ainda mais preocupante.

A Mineração Aguiar e Sartori, empresa responsável pela extração, forneceu o material à Terracom Construções Ltda., encarregada da obra. A Aguiar e Sartori detém licença para explorar areia em uma área específica em São Vicente, mas sua autorização foi severamente comprometida. Uma decisão judicial de 2009 já havia suspendido suas atividades devido a violações que resultaram na degradação ambiental.

Enquanto as investigações prosseguem, as consequências desse possível crime ambiental ainda são incertas. A comunidade aguarda um desfecho que pode não apenas impactar a obra, mas também a preservação de um dos locais mais importantes do estado.

O que você pensa sobre a extração de recursos naturais em áreas protegidas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você