21 agosto, 2025
quinta-feira, 21 agosto, 2025

PF prende secretário de Cultura em operação contra corrupção

Compartilhe

Imagem da operação da PF

A Polícia Federal (PF) acaba de dar um importante passo no combate à corrupção com a deflagração da Operação Eco da Fraude, que visa desmantelar um esquema de corrupção e fraude em licitações no norte do Espírito Santo. A operação, realizada na última quarta-feira (20/8), culminou em uma série de ações contundentes.

Com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, a PF também executou um dos três mandados de prisão emitidos pela Justiça. O alvo principal foi o secretário de Cultura de um município da região, que foi preso preventivamente. Enquanto isso, dois empresários envolvidos no esquema ainda se encontram foragidos, e sua captura é iminente.

O esquema que vem à tona

A investigação revelou um cenário alarmante, onde licitações públicas eram manipuladas para beneficiar empresas de fachada. Em troca de propinas, os contratos referentes a eventos e serviços culturais eram direcionados, corroendo a integridade do setor público. Para encobrir essas ações, parte dos recursos era lavada através de movimentações financeiras fraudulentas.

Durante a operação, os policiais federais apreenderam uma quantidade significativa de mídias e documentos que serão submetidos à perícia. Esses materiais têm o potencial de descobrir novos participantes do esquema e ampliar a rede de responsabilização dos envolvidos.

Os investigados enfrentam acusações de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro, somando penas que podem ultrapassar duas décadas de prisão.

Você acredita que essa ação da PF será um marco no combate à corrupção em nosso país? Deixe seu comentário abaixo e participe da discussão!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você