TRANSPORTE
Operação preventiva programada foca na requalificação do plano inclinado

O Plano Inclinado Gonçalves, um ícone de Salvador que conecta o Centro Histórico ao bairro do Comércio, está temporariamente fora de operação. Essa interrupção se deve a uma manutenção preventiva programada que, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), deve durar cerca de 30 dias.
Como alternativa, os usuários são orientados a utilizar o Elevador Lacerda e o Elevador do Taboão, garantindo a continuidade no transporte entre as áreas. “Entramos numa manutenção preventiva para assegurar toda a segurança necessária. Realizamos esse procedimento todos os anos, considerando a importância desses equipamentos centenários”, declarou o secretário de mobilidade, Pablo Souza.
A estratégica manutenção se estende também a outros sistemas de mobilidade, como os planos Liberdade-Calçada, que receberão modernização nas cabines, e o plano Pilar, recentemente reformado. O elevador do Taboão, por sua vez, foi reativado em 2021 após 64 anos de inatividade.
Imprevistos para alguns usuários
No entanto, a notícia da interdição pegou de surpresa alguns usuários que não estavam cientes. A social media Lunnah Santos expressou sua frustração: “Não sabia que estava fechado. Saí de casa com a ideia de que estava aberto e reformado. Isso me pegou de surpresa.” Outros, como a barraqueira Marília Santiago, também não souberam da manutenção, embora considerassem a operação bem-vinda. “Sempre quebra e fica parado um mês; a manutenção é necessária, mas a divulgação poderia ser melhor”, comentou.
A importância da comunicação
O secretário Souza ressaltou que a informação sobre a manutenção é amplamente divulgada através da imprensa e dos canais oficiais da prefeitura. Essa parada é parte de uma rotina anual, e a administração busca sempre manter a população informada.
Se você também é usuário do Plano Inclinado Gonçalves, deixe sua opinião nos comentários. Como você se sente em relação à manutenção e à comunicação sobre essas interrupções?