
O relógio está correndo e a oportunidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) termina hoje, às 23h59. Se você está entre aqueles que desejam se candidatar, é crucial saber que a elegibilidade está atrelada a critérios específicos. Para se isentar, é preciso estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou ser doador de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Mas não para por aí! Os beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni) e aqueles que financiaram o curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também têm a chance de solicitar a isenção. O pedido deve ser feito online, através do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), usando o login do portal Gov.br, e a documentação que comprova a elegibilidade deve ser enviada juntamente com a solicitação.
É fundamental lembrar que participar de programas sociais no passado não garante a isenção automática; cada candidato deve apresentar um novo pedido. A FGV será encarregada de analisar todos os pedidos recebidos e os resultados preliminares da análise serão divulgados na próxima quinta-feira (10).
Se o seu pedido for negado, não perca a esperança! Você terá a chance de recorrer entre os dias 11 e 14 de julho. A publicação do resultado final dos recursos está agendada para o dia 18 de julho. Para aqueles que tiverem seus pedidos indeferidos, a taxa de R$ 70 deverá ser paga até o dia 21 de julho.
A segunda edição do CNU traz 3.652 vagas em 32 órgãos diferentes, com as provas acontecendo em dois dias distintos. Vale lembrar que o concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Agora, é hora de agir! Você já solicitou sua isenção? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo e vamos nos apoiar nesta jornada!