4 agosto, 2025
segunda-feira, 4 agosto, 2025

Prefeitura inaugura novo Cras e posto do CadÚnico no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Compartilhe

Na última segunda-feira (4), um importante passo foi dado em direção à inclusão social em Salvador. A Prefeitura da cidade inaugurou, no coração do Subúrbio Ferroviário, um moderno Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma unidade do Cadastro Único (CadÚnico). Localizados na Avenida Afrânio Peixoto, na entrada do bairro Boa Vista do Lobato, esses novos espaços são projetados para atender aqueles que mais necessitam de apoio.

O prefeito Bruno Reis, durante a cerimônia, enfatizou a relevância desse novo equipamento social, que surge como uma porta de entrada para serviços essenciais. “Esse espaço vai atender uma das áreas mais vulneráveis de Salvador, onde muitas pessoas precisam do suporte social da Prefeitura”, destacou. Com a nova unidade, que substitui a antiga do Parque São Bartolomeu, espera-se beneficiar mais de 5 mil famílias com um atendimento mais acessível e confortável.

A estrutura do novo Cras é abrangente, oferecendo recepção, brinquedoteca, salas de atendimento e sanitários adaptados, sempre com a presença de uma equipe multidisciplinar. Assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais estarão preparados para ajudar moradores de diversos bairros como Plataforma, São João do Cabrito e Marechal Rondon, entre outros.

Entre os serviços disponíveis, destacam-se o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além disso, o Cras facilitará o acesso a benefícios como auxílio-moradia e cestas básicas. Em colaboração com o programa Agente Empreendedor, haverá também a promoção de capacitações profissionais, estimulando a inclusão no mercado de trabalho.

O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, revelou que todos os 28 Cras da capital passarão por modernizações semelhantes. “Estamos buscando locais próximos das comunidades para realmente fazermos a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

A unidade do CadÚnico, situada ao lado do Cras, está preparada para atender até 250 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento. Essa descentralização dos atendimentos elimina a necessidade de deslocamento para o centro da cidade, facilitando a vida dos moradores.

Esse novo capítulo na assistência social em Salvador promete transformar realidades e proporcionar a dignidade que milhares de famílias merecem. Compartilhe sua opinião sobre essa iniciativa e como ela pode impactar a sua comunidade!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você