Em um momento histórico para a Bolívia, Rodrigo Paz, candidato de centro-direita, conquistou uma vitória decisiva no segundo turno das recentes eleições presidenciais, recebendo 54,61% dos votos contra 45,39% de seu oponente, Jorge Tuto Quiroga. O clima de esperança e mudança se faz presente, e Paz não hesitou em fazer um apelo aos líderes de todas as forças políticas do país logo após a sua vitória.
“Precisamos nos unir pela governabilidade e deixar de lado a mesquinhez que muitas vezes permeia a política”, afirmou Paz durante uma coletiva em La Paz, ao lado de seu vice, Edman Lara. Ele enfatizou a importância de retomar a institucionalidade que muitos acreditam estar perdida, convocando tanto aliados quanto adversários a colaborar em prol da democracia. “Não podemos ser mesquinhos com nossa democracia, precisamos ser grandes”, declarou, referindo-se à necessidade de evitar conflitos nas ruas.
Rodrigo Paz já iniciou conversas com o atual presidente, Luis Arce, para assegurar uma transição de governo harmoniosa. A equipe de Paz se reunirá com representantes do governo atual para coordenar a transferência de poderes, um passo que ele vê como essencial para um futuro promissor. Com a determinação de priorizar a conciliação de visões e projetos, Paz, representando o Partido Democrata Cristão (PDC), pretende dialogar com outros partidos, mesmo tendo um número considerável de legisladores em seu apoio no Congresso.
À medida que os resultados preliminares do Sistema de Resultados Eleitorais Preliminares (Sirepre) indicam uma tendência clara e irreversível, a Bolívia se prepara para um novo capítulo sob a liderança de Rodrigo Paz. No cenário atual, a esperança ganha forma em meio às promessas de conciliação e progresso.
Como você vê o futuro da Bolívia sob a nova liderança de Rodrigo Paz? Compartilhe sua opinião nos comentários!