18 agosto, 2025
segunda-feira, 18 agosto, 2025

Prestes a ser reunir com Trump, Zelensky declara que Rússia não deveria ser ‘premiada’ por invadir a Ucrânia

Compartilhe

Zelensky em coletiva de imprensa

Em um momento crucial, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, enviou uma mensagem contundente nas redes sociais, afirmando que a Rússia não deve ser “premiada” por sua invasão. A declaração veio horas antes de um importante encontro em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes europeus, onde a paz negociada na Ucrânia é o foco total. Zelensky não hesitou em afirmar que o presidente russo, Vladimir Putin, continuará a “matar” e a manter a pressão sobre a Ucrânia e a Europa.

Enquanto se preparava para o encontro, Zelensky denunciou os “cínicos” ataques russos que ocorreram no mesmo dia em que buscaria soluções diplomáticas. Ele destacou que, embora as conversas estejam sendo realizadas para garantir paz e segurança, os ataques em cidades como Kharkiv e Zaporizhzhya continuam a ceifar vidas. “A máquina de guerra russa não faz distinção. Mesmo diante de diálogos, a brutalidade persiste”, afirmou.

Os recentes bombardeios que resultaram em mortes e destruição foram colocados em evidência por Zelensky. Ele citou um ataque deliberado a uma instalação de energia em Odessa, sublinhando que isso não é apenas um ataque contra a Ucrânia, mas também uma ameaça às relações e segurança energética da região. “É exatamente por isso que a Rússia não deve ser recompensada por essa guerra”, enfatizou.

Nesta segunda-feira, a visita a Washington representa uma oportunidade significativa para Zelensky e vários líderes europeus. Juntos, eles pretendem discutir garantias de segurança para a Ucrânia, mas também estão cientes das possíveis concessões territoriais que podem ser exigidas. O encontro ocorre após a cúpula entre Trump e Putin, na qual não houve progresso no cessar-fogo, e Zelensky deixou claro que sua presença e as esperanças de um acordo de paz são imprescindíveis.

Os olhos do mundo estão voltados para essa reunião, onde há a expectativa de que se encontrem caminhos que conduzam a uma paz duradoura. O que você acha que pode sair desse encontro? Comente abaixo suas opiniões e expectativas sobre a situação e as possíveis soluções apresentadas!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você