16 outubro, 2025
quinta-feira, 16 outubro, 2025

Primeiro-ministro palestino apresenta plano de reconstrução para Gaza

Compartilhe

Mohammad Mustafa afirma que ‘dentro de 12 meses a Autoridade Palestina estará plenamente operacional’ na região

EFE / EPA / ALAA BADARNEH

Primeiro-ministro palestino, Mohammad Mustafa, participa de uma reunião com representantes do corpo diplomático e de instituições internacionais

O primeiro-ministro da Autoridade Palestina reuniu-se nesta quinta-feira (16) com representantes da ONU e diplomatas para apresentar um plano de reconstrução de Gaza, apesar das incertezas sobre o papel que seu governo desempenhará no território devastado pela guerra. “Gostaria de acreditar que dentro de 12 meses a Autoridade Palestina estará plenamente operacional em Gaza”, declarou Mohammad Mustafa, poucos dias após a entrada em vigor de um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado pelos Estados Unidos.

A Autoridade Palestina, que governa parcialmente a Cisjordânia ocupada, não tem desempenhado um papel na administração de Gaza desde que seu rival, o grupo terrorista Hamas, assumiu o controle do território em 2007, embora ainda preste alguns serviços na região.

O plano de paz para Gaza proposto pelo presidente americano, Donald Trump, não descarta a criação de um Estado palestino e sugere permitir um papel para a Autoridade Palestina uma vez que uma série de reformas tenha sido concluída. No entanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que se oporá à criação de um Estado palestino e rejeitou quase completamente a possibilidade de que a Autoridade Palestina, com sede em Ramallah, governe Gaza após a guerra.

Mustafa explicou que a Autoridade Palestina elaborou um plano quinquenal para Gaza, dividido em três fases, que exigirá US$ 65 bilhões (R$ 353 bilhões) para intervir em 18 setores distintos, como habitação, educação, governança e outros.

O plano baseia-se no que foi acordado durante a cúpula de países árabes realizada no Cairo em março de 2025, e Mustafa destacou que “os programas de formação policial iniciados com o Egito e a Jordânia já estão em andamento”.

*Com informações da AFP

Publicado por Nícolas Robert

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você