
Junho de 2023 se destacou como um mês notável para a produção nacional de petróleo e gás natural no Brasil. De acordo com o Boletim Mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o país alcançou a impressionante marca de 4,900 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Esse récorde é um reflexo significativo do desempenho das áreas do pré-sal, pós-sal e dos poços em terra.
Os números são reveladores: a extração de petróleo atingiu 3,757 milhões de barris por dia, apresentando um crescimento de 2,1% comparado ao mês anterior e um expressivo aumento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o gás natural, o volume foi de 181.636 milhões de metros cúbicos por dia, uma elevação de 5,4% em relação a maio, e um robusto crescimento de 20,9% na comparação com junho de 2024.
Pré-sal
O destaque vai ainda para o pré-sal, que registrou um novo recorde com a produção de 3,860 milhões de boe/d. Essa cifra representa um crescimento de 1,5% em relação ao mês anterior e 12,7% em comparação com junho do ano passado. Assim, o pré-sal continua a ser uma força motriz na expansão da indústria de petróleo e gás no Brasil.
Esse cenário promissor indica não apenas um fortalecimento da capacidade produtiva do Brasil, mas também abre portas para reflexões sobre o futuro energético do país. E você, o que pensa sobre esse crescimento expressivo? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões!