19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

PSOL lança Kleber Rosa como pré-candidato ao governo da Bahia em 2026

Compartilhe

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou oficialmente a pré-candidatura de Kleber Rosa ao governo da Bahia para as eleições de 2026. O lançamento ocorreu por meio de um manifesto assinado por seis das principais correntes internas da legenda, que defendem a construção de uma alternativa popular, ecossocialista e de esquerda no estado.

Kleber Rosa disputou a última eleição para o governo, em 2022, e terminou na quarta colocação. No pleito, recebeu 48.239 votos, ficando atrás de João Roma (PL), ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues (PT).

Já em 2024, Rosa disputou a prefeitura de Salvador e obteve um resultado expressivo: terminou a disputa em segundo lugar, com 138.610 votos da população soteropolitana. Com o número, o psolista terminou na frente do vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Bruno Reis saiu vencedor do pleito com 78,67% dos votos.

“O povo baiano quer viver e com segurança!”, afirma o manifesto, que aponta a segurança pública como uma das principais pautas da candidatura. As tendências partidárias signatárias — Resistência, Insurgência, Subverta, Fortalecer, Coletivo Palmares Resiste e Frente Nacional de Lutas (FNL) — criticam a condução da política de segurança nos governos petistas na Bahia, acusando o modelo atual de perpetuar um cenário de letalidade policial e genocídio da juventude negra.

Além da segurança pública, o texto também faz duras críticas às políticas estaduais nas áreas de educação, meio ambiente e gestão de serviços públicos. As tendências internas do PSOL denunciam o que classificam como “sucateamento do serviço público”, “privatizações indiretas” e “conivência com os interesses do agronegócio”, além da ausência de investimentos estruturantes nas universidades estaduais e na valorização dos profissionais da educação.

De acordo com o manifesto, a pré-candidatura de Kleber Rosa representa um rompimento com a lógica dos pactos com oligarquias políticas e visa fortalecer alianças com movimentos sociais, ativistas e intelectuais comprometidos com a transformação estrutural da realidade baiana.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você