31 agosto, 2025
domingo, 31 agosto, 2025

‘Putin é um predador e sabemos que não mudará’, diz Von der Leyen

Compartilhe

Ursula von der Leyen em coletiva de imprensa

Em uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, não hesitou em criticar o presidente russo, Vladimir Putin. Ela enfatizou a urgência da necessidade de reforçar as defesas da União Europeia (UE), afirmando: “Putin é um predador, e sabemos que ele não mudará”. A líder europeia destacou que, nos últimos 25 anos, Putin foi responsável por iniciar quatro guerras: Chechênia, Geórgia, Crimeia e Ucrânia.

Von der Leyen alertou que a única forma de conter Putin é por meio de uma “forte dissuasão”. Ela reafirmou a importância de uma resposta rápida e coordenada, especialmente entre os países da UE que compartilham fronteiras com a Rússia e Belarus. Para esses Estados-membros, a UE disponibilizará financiamento adicional, permitindo um fortalecimento das suas defesas.

Além disso, a presidente anunciou que nas próximas semanas será elaborado um roteiro para investir esse recurso em áreas críticas da defesa europeia. “Analisaremos as lacunas que temos na União Europeia e como preenchê-las até 2030 com metas e marcos claros”, declarou, ressaltando que somente o que é medido é realizado.

Concluindo seu discurso, Von der Leyen reiterou a necessidade de uma Europa forte em sua postura de defesa. “Devemos investir na proteção das nossas fronteiras e em forças armadas bem equipadas e treinadas, além de garantir segurança para a Ucrânia”, afirmou com determinação.

Quais são suas opiniões sobre a postura da Europa em relação a Putin? Deixe seus comentários abaixo e participe da discussão!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você