28 outubro, 2025
terça-feira, 28 outubro, 2025

Reincidente: Esquerdogata já foi condenada após chamar PMs de “bostas”

Compartilhe

No coração de Ribeirão Preto, uma figura controversa emergiu nas redes sociais, conhecida como Esquerdogata. Aline Bardy Dutra, influenciadora digital e ativista política com mais de 800 mil seguidores, se viu no olho do furacão após ser presa na madrugada de sábado (25/10) por desacato a policiais militares. Esta não é a primeira vez que ela atravessa a linha, já tendo enfrentado condenações anteriores por atitudes semelhantes.

Em um episódio anterior, em 2022, Aline foi multada após ofender policiais em um bar, chamando-os de “bostas”. Na nova situação, a influenciadora, visivelmente embriagada, colou um adesivo de Lula na viatura policial, um ato que rapidamente escalou para um confronto. Segundo a denúncia do Ministério Público, ela teria agredido os policiais, ação que sua defesa contesta, alegando uso excessivo da força por parte das autoridades.

Segundo a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP), obtida pela coluna, Aline e o advogado Fernando Ruas Guimarães ofenderam a integridade corporal dos policiais, com “socos, unhadas e pontapés”. A defesa de Aline, por sua vez, alegou que os policiais a pegaram pelos braços de forma agressiva e que ela teria sido arrastada para fora do bar. A Esquerdogata afirmou também que foi xingada de “vagabunda”.

Um juiz da 4ª Vara Criminal em Ribeirão Preto não teve dúvida ao afirmar que o comportamento de Aline durante a abordagem foi inaceitável, reconhecendo a legitimidade das ações dos policiais. Embora Aline e seu advogado tenham conseguido anular algumas acusações, como resistência e lesão corporal, a condenação por desacato permanece, resultando em uma pena de 30 dias-multa e a imposição de medidas cautelares.

Filha de Fernando Ruas Guimarães, Aline é comunicadora e professora, filiada ao PT desde 2022, e tem abordado temas polêmicos em seu Instagram, que vão desde economia até questões sociais. Em relatos de sua noite na delegacia, seu advogado descreveu Aline como “abalada”, mas ela foi liberada após audiência de custódia.

O comportamento de Aline, repleto de provocação e desprezo às autoridades, levanta questões sobre a responsabilidade dos influenciadores na sociedade. Está a Esquerdogata moldando a conversa política ou se perdendo em ações impulsivas? Acompanharemos os desdobramentos desse caso. Queremos saber sua opinião: o que você acha sobre o papel dos influenciadores na política? Deixe seu comentário abaixo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você