Em uma noite que marcará um novo capítulo na história da Bolívia, Rodrigo Paz, senador de centro, foi eleito presidente no segundo turno das eleições realizadas no domingo (19). Com 54% dos votos, superou o ex-presidente conservador Jorge ‘Tuto’ Quiroga, que obteve 45%. A contagem, publicada pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), indicava que 98% das urnas já haviam sido apuradas, e o presidente do TSE, Oscar Hassenteufel, assegurou que o resultado “parece ser irreversível”.
Em Santa Cruz, o vice-presidente eleito, Edman Lara, expressou sua gratidão ao povo boliviano, enfatizando um chamado à unidade e reconciliação. “É tempo de nos unirmos, é tempo de nos reconciliarmos. Acabaram-se as cores políticas”, declarou, determinado a implementar mudanças significativas desde o primeiro momento do seu governo.
Lara já se prepara para ir a La Paz onde, juntamente com Paz, buscará soluções imediatas para a crise econômica que aflige o país. Uma das missões prioritárias deste novo governo será restabelecer as relações com os Estados Unidos, rompidas desde 2008 sob a presidência de Evo Morales, após a expulsão do embaixador americano devido a alegações de ingerência interna.
A Bolívia está pronta para um novo começo, e a expectativa é enorme. Queremos saber sua opinião: como você vê esse novo governo e suas potenciais mudanças no cenário boliviano? Deixe seu comentário!