Rússia está pronta para conversar com EUA sobre planos de paz, diz Putin

Compartilhe

Em uma coletiva realizada nesta quinta-feira, Vladimir Putin revelou sua expectativa de receber representantes dos Estados Unidos em Moscou na próxima semana. O objetivo central da reunião será discutir potenciais planos de paz para a Ucrânia. O presidente russo reforçou a disposição do Kremlin para dialogar sobre a distensão no Leste Europeu, destacando que os EUA estão levando sua posição em consideração.

Putin enfatizou que, embora não existam versões finais do acordo sobre a Ucrânia, o plano de paz proposto pelo presidente Donald Trump é considerado um ponto de partida para as futuras negociações. Para garantir uma ampla discussão, o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, deve participar ativamente das tratativas, e Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, mantém contato com representantes norte-americanos.

Recentemente, a mídia noticiou um suposto vazamento de conversas entre Ushakov e Steve Witkoff, enviado especial da Casa Branca, que também deve estar presente nas discussões em Moscou. Porém, Putin minimizou a importância desse vazamento, afirmando que as informações divulgadas podem ser distorcidas e até mesmo ilegais, e ressaltou que espionagens mal executadas refletem um despreparo.

Durante a coletiva, o presidente russo expressou sua perplexidade em relação às sanções impostas pelos EUA às empresas de petróleo da Rússia. Segundo Putin, essas restrições não contribuem para um relacionamento positivo entre os países e deixou no ar a dúvida sobre qual sinal elas enviam. Em um tom de esperança, deixou claro que, assim que as tropas ucranianas se retirarem das regiões ocupadas, as hostilidades da parte russa também cessarão. Ele ainda mencionou que as agências de inteligência dos dois países estão em contato, discutindo possíveis trocas de prisioneiros.

Essa situação complexa revela não apenas as tensões existentes, mas também a possibilidade de um diálogo que, embora desafiador, pode abrir portas para a paz. O que você acha sobre essa nova rodada de negociações? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você