3 setembro, 2025
quarta-feira, 3 setembro, 2025

Salvador tem primeira blitz educativa sobre uso de patinetes elétricos

Compartilhe

foto autor

Neste último sábado, Salvador deu um passo importante em direção à conscientização sobre a mobilidade urbana com uma blitz educativa focada no uso responsável de patinetes elétricos. Localizada na famosa orla da Barra, a ação teve como objetivo ressalvar práticas seguras em um local de intensa circulação desses veículos.

Durante a blitz, agentes de fiscalização monitoraram os usuários, garantindo que todos respeitassem as normativas essencialmente críticas, como o uso individual dos patinetes, a proibição para menores de 18 anos e a proibição de condução sob efeito de álcool. Essas medidas em prática emergem em meio à recente publicação do Decreto Municipal nº 40.301/2025, que estabelece regras para os Equipamentos de Mobilidade Individual Autopropelidos (EMIA) — incluindo bicicletas, monociclos e motos elétricas.

De acordo com o novo regulamento, os patinetes têm a permissão de circular em ciclovias, ciclofaixas, parques e ruas, desde que o limite de velocidade não ultrapasse 40 km/h. Para garantir a segurança, os limites de velocidade são ajustados conforme a localização: até 25 km/h em vias normais, 12 km/h em áreas com muitos pedestres e 6 km/h em calçadas. A nova normativa também impõe requisitos como sinalização noturna, sistemas de freios eficientes e limitadores de velocidade.

Essa blitz representa mais do que um simples evento; é um chamado à responsabilidade coletiva. O futuro da mobilidade urbana passa pela conscientização e pelo respeito às regras. E você, já utilizou um patinete elétrico respeitando as normas? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você