22 outubro, 2025
quarta-feira, 22 outubro, 2025

São Paulo se abre para investidores e sonha em ser o clube mais inovador das Américas em 2030

Compartilhe

Morumbi

Na busca por um futuro promissor, o São Paulo Futebol Clube está traçando planos audaciosos, mesmo diante das adversidades no campo. Recentemente, a diretoria lançou um projeto inovador para atrair startups e investidores, com a ambição de se tornar a agremiação mais inovadora da América Latina até 2030. Essa proposta surge em parceria com a FCJ Group e a Sportheca, resultando na criação do Inova São Ventures, uma Corporate Venture Builder que visa integrar startups ao portfólio do clube, buscando arrecadar R$ 11 milhões até 2030 e gerar R$ 90 milhões em novos negócios.

Segundo Eduardo Alfano Vieira, diretor institucional de inovação do São Paulo, a combinação de recursos do clube e a estrutura da Sportheca permitirá testar soluções inovadoras internamente. “Temos um fundo regularizado e uma metodologia sólida, o que nos permitirá trilhar um caminho pioneiro no Brasil,” destaca Alfano. O projeto pretende impactar todas as áreas do esporte, mesmo em um contexto desafiador, onde o presidente Julio Casares não pôde comparecer ao evento de lançamento, devido às dificuldades enfrentadas pelo futebol do clube.

O foco principal, segundo o diretor de inovação, é trazer tecnologia de ponta para a equipe, com ênfase na recuperação de atletas e na análise de desempenho. “A tecnologia é o que diferencia o futebol na Europa do que temos aqui. A recuperação acelerada de jogadores e a tomada de decisões baseada em dados são essenciais para o sucesso,” explica José Guilherme Oliver. Ele ressalta que essa estratégia de longo prazo não apenas vislumbra uma recuperação imediata, mas também busca transformar a gestão do clube de forma sustentável.

A iniciativa vai além do campo, mirando no engajamento dos torcedores, especialmente daqueles que estão distantes do clube. “Precisamos impactar os novos torcedores e criar uma conexão duradoura. A fidelização é crucial, especialmente sabendo que a cada dia novos torcedores entram para a nossa base,” afirma Oliver. O São Paulo pretende engajar a torcida através de experiências além do futebol, estabelecendo um novo relacionamento que visa a longevidade e o crescimento do time.

Com uma abordagem estruturada em quatro pilares estratégicos — performance e desempenho de atletas, gestão inteligente de estádios, experiência do torcedor e novos negócios — o projeto promete revolucionar a experiência dentro e fora de campo. Ao longo do primeiro ano, a atenção será voltada para inovações em áreas como inteligência artificial, realidade aumentada e gamificação, visando criar um ecossistema que não só sustente o clube, mas que o faça prosperar.

A visão do São Paulo Futebol Clube é clara: não se trata apenas de sobrevivência, mas de construção de um futuro inovador e significativo. Agora, queremos saber do seu ponto de vista: o que você espera desse novo projeto? Compartilhe seus pensamentos nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você