19 setembro, 2025
sexta-feira, 19 setembro, 2025

Secretário do Tesouro dos EUA sinaliza possibilidade de conversa sobre tarifa, informa Haddad

Compartilhe

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: Diogo Zacarias/MF

Às vésperas da implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilhou uma atualização sobre as conversas com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Em uma declaração feita ao chegar à sede do ministério, Haddad informou que está em contato com Bessent, que atualmente se encontra na Europa, finalizando acordos importantes. A assessoria do secretário pediu um pouco de paciência até que ele possa retornar e retomar as negociações.

Em maio, Haddad já havia se encontrado com Bessent em Los Angeles, onde discutiram as relações econômicas entre os dois países. No entanto, a tensão aumenta com a iminente entrada em vigor da tarifa de 50% em produtos brasileiros, anunciada pelo presidente Donald Trump, programada para começar nesta sexta-feira, 1º de agosto. Até o momento, não há indícios de que essa decisão possa ser revertida.

Apesar da situação delicada, Haddad permanece otimista: “As conversas estão evoluindo e, na minha opinião, vão continuar evoluindo. Independentemente da decisão do governo dos EUA, isso não significa o fim das nossas discussões, mas sim o início delas”, afirmou. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também destacou que a prioridade do governo é a negociação, e qualquer plano de contingência só será divulgado após o prazo do dia 1º de agosto.

Como você enxerga essas negociações? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias sobre o impacto dessa tarifa nas relações comerciais entre o Brasil e os EUA.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você