O Brasil, com sua vasta rede hídrica, ainda não possui um túnel submerso, mas dois estados se preparam para essa inovação. São Paulo e Santa Catarina estão em uma disputa acirrada para se tornarem o lar do primeiro túnel submerso do país.
O projeto do Túnel Santos-Guarujá, em São Paulo, promete ser concluído até 2032, enquanto em Santa Catarina, o Túnel Itajaí-Navegantes está prestes a dar um importante passo. A assinatura do contrato com o Banco Mundial deve ocorrer até outubro deste ano, abrindo portas para o início da licitação em até 24 meses. Com previsão de entrega também para 2032, o projeto é um marco para a infraestrutura da região.
Além do túnel entre Santos e Guarujá, que já analisamos, vamos agora explorar o audacioso projeto que conectará Itajaí a Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina.
Principais pontos da obra:
- A obra seguirá a mesma técnica do Túnel Santos-Guarujá, com faixas para veículos, uma dedicada ao transporte público e passagem central para pedestres e ciclistas.
- Em função da proximidade com o aeroporto e a necessidade de passagem de navios, foi inviabilizada a construção de uma ponte, já que isso exigiria alturas que superariam as limitações dos locais.
- A nova estrutura não será transparente, oferecendo segurança e conforto durante a travessia.
- Com um orçamento de aproximadamente US$ 180 milhões, ou R$ 975 milhões, a construção iniciará em 2028, através de uma parceria público-privada.
O novo túnel submerso não apenas melhorará a mobilidade na região, mas também substituirá trechos congestionados da BR-101 e o uso de balsas, frequentemente abarrotadas. Esta conexão subaquática terá duas faixas de tráfego em cada sentido, incluindo uma faixa exclusiva para transporte coletivo. O design integrará espaço para pedestres e ciclistas, equipado com esteiras rolantes e elevadores para facilitar o acesso.
Com 500 metros de extensão, 36 metros de largura e 29 metros de profundidade, essa estrutura será equivalente a um prédio de nove andares. Seu posicionamento foi cuidadosamente planejado para não interferir na rota de navios, que necessitam de 14 metros de calado livre para operar nos portos de Itajaí e Navegantes.
A travessia por esta nova via será rápida, durando cerca de dois minutos. Enquanto os motoristas terão que pagar pedágio (valor ainda a ser definido), pedestres e ciclistas passarão livremente.
Atualmente, o projeto avança com a autorização de um crédito internacional de US$ 12,19 milhões do Tesouro Nacional para Navegantes. A expectativa é que a assinatura do contrato com o Banco Mundial dê início às obras em um futuro próximo. O sucesso dessa iniciativa vai depender da escolha da empresa que será responsável pela execução e manutenção do túnel.
Agora, cabe a você: o que achou dessa proposta que promete transformar a mobilidade em Santa Catarina? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!