A primeira fase da Série C do Brasileirão chegou ao seu emocionante final neste sábado (30/8). Com isso, foram definidos os times que seguirão em busca da tão sonhada ascensão à Série B, além dos rebaixados que deixaram a competição.
O Caxias–RS destacou-se como o grande líder da fase inicial, somando 37 pontos. Ao lado dele, a Ponte Preta–SP, o Náutico–PE, o Londrina–PR e o São Bernardo–SP garantiram suas vagas para os decisivos quadrangulares que definirão os classificados para a próxima etapa. O Guarani–SP, o Brusque–SC e o Floresta–CE também conseguiram passar pelo crivo final, conquistando seus lugares na última rodada.
Infelizmente, para alguns clubes, o término da fase trouxe notícias desalentadoras. O Tombense–MG e o Retrô–PE já estavam com a queda confirmada, enquanto o ABC–RN e o CSA–AL também se despediram da competição, caindo para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Segunda fase
Com a reta final se aproximando, os times classificados foram divididos em dois grupos de quatro equipes. O grupo um conta com Caxias–RS, Londrina–PR, São Bernardo–SP e Floresta–CE; já o grupo dois é formado por Ponte Preta–SP, Náutico–PE, Brusque–SC e Guarani–SP.
Os confrontos ocorrerão em jogos de ida e volta, onde os dois melhores de cada chave garantirão o acesso. Além disso, os líderes de cada grupo lutarão pelo título da Série C.
A primeira rodada da segunda fase está programada para os dias 6 e 7 de setembro, com as datas exatas ainda a serem confirmadas pela Confederação Brasileira de Futebol. Prepare-se para intensos embates e muitas emoções!
O que você achou dos jogos da fase inicial? Quais são suas expectativas para os confrontos da segunda fase? Deixe sua opinião nos comentários!