
O tão aguardado décimo voo de teste do Starship, o maior foguete já construído, foi adiado novamente nesta segunda-feira (25). Menos de um minuto antes do lançamento previsto, a transmissão ao vivo da SpaceX foi abruptamente encerrada, e o motivo foi o tempo desfavorável, conforme anunciado no perfil oficial da empresa no Twitter. A nova data para a tentativa é terça-feira (26), às 20h30 (horário de Brasília). O Olhar Digital estará ao vivo, trazendo todos os detalhes dessa importante missão.
Standing down from today’s flight test attempt due to weather. Starship team is determining the next best available opportunity to fly
— SpaceX (@SpaceX) August 26, 2025
Esse não é o primeiro adiamento. O lançamento, que havia sido inicialmente marcado para domingo (24), foi cancelado a apenas 17 minutos do horário programado devido a um problema técnico identificado durante a preparação do foguete. Em comunicado, a SpaceX informou sobre a necessidade de correções nos sistemas de solo antes de prosseguir.
A SpaceX está comprometida em aumentar a confiabilidade da Starship. Depois de revisar a perda do foguete no nono teste e as anomalias detectadas em testes de solo, melhorias foram implementadas, incluindo alterações estruturais e de operação. O objetivo deste décimo voo é maximizar os testes do booster Super Heavy, que incluirão múltiplas queimas de combustível e experimentos para coleta de dados.
Importantes objetivos estão em jogo. A nave deverá realizar o primeiro lançamento de carga útil e executar experimentos complexos de reentrada. O Super Heavy, durante seu trajeto para um ponto de pouso no Golfo do México, não retornará ao local de lançamento, como feito anteriormente. A nova manobra de boostback, já testada em voos passados, permitirá maior flexibilidade na utilização do combustível.
O estágio superior da Starship também terá um papel crucial. Ele será responsável pela implantação de oito simuladores de satélites Starlink, projetados para uma trajetória suborbital semelhante à da própria Starship. Um único motor Raptor será reiniciado em órbita, e experiências sobre a reentrada serão realizadas para testar novos materiais e placas de proteção da nave.
Com os testes, a SpaceX busca aprender e evoluir para alcançar um sistema de lançamento totalmente reutilizável. A produção na Starfactory e a construção de nova infraestrutura no Texas e na Flórida serão decisivas para o futuro da empresa. “Continuamos focados na iteração da Starship e Super Heavy”, afirma a SpaceX em comunicado.
Acompanhe a jornada do Starship e deixe sua opinião nos comentários sobre as expectativas para o lançamento! Qual item você acha mais interessante nessa nova fase? Vamos conversar!

Histórico de voos do megafoguete da SpaceX:
Relembrando os desafios enfrentados nos voos anteriores do Starship, destacam-se importantes marcos e aprendizados, desde a explosão no acoplamento em abril de 2023 até os recentes testes e suas consequências. Cada tentativa tem personalizado a trajetória da SpaceX rumo à inovação e eficácia em voos espaciais.

Matéria em atualização