5 setembro, 2025
sexta-feira, 5 setembro, 2025

Tarifa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad

Compartilhe

Fernando Haddad em coletiva de imprensa

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não hesitou em criticar a recente tarifa de 50% imposta pelo governo americano sobre produtos brasileiros. Em uma coletiva de imprensa realizada em Buenos Aires, ele afirmou que essa decisão é claramente política e carece de justificativa econômica. Para Haddad, a medida é insustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto político, e não deve ser mantida. “Não há racionalidade na decisão”, enfatizou, lembrando que a balança de comércio e serviços entre Brasil e Estados Unidos tem demonstrado resultados superavitários para os americanos, com um déficit brasileiro acumulado de US$ 400 bilhões nos últimos 15 anos.

Durante a coletiva, que contou com a participação de jornalistas de veículos como Brasil 247 e Carta Capital, Haddad destacou que o próprio secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, reconheceu em reuniões anteriores que havia margem para negociações, até mesmo sobre a tarifa de 10% inicialmente planejada. “Ele admitiu que havia espaço para discutir”, afirmou o ministro, sinalizando uma oportunidade de diálogo.

Ao manifestar otimismo sobre a possível reversão da tarifa elevada, Haddad elogiou a diplomacia brasileira, amplamente reconhecida por sua competência em negociações. “Nosso Itamaraty sabe como negociar e se fazer ouvir”, concluiu, com a esperança de que essa expertise possa prevalecer nas futuras interações políticas e econômicas.

O que você acha da postura do governo brasileiro frente a essa tarifa? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir juntos as implicações dessa situação!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você