12 setembro, 2025
sexta-feira, 12 setembro, 2025

Tarifaço: governo divulga lista de itens aptos ao crédito emergencial

Compartilhe

Imagem ilustrativa de carga embarcada do Brasil para outros países - Metrópoles

Na última sexta-feira, o governo federal anunciou uma medida inovadora em resposta ao aumento das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mais de 9 mil produtos, distribuídos em duas listas conforme os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), terão acesso a linhas de crédito emergencial do Plano Brasil Soberano.

Este plano destina R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para apoiar produtores brasileiros afetados pela nova realidade imposta pelas tarifas norte-americanas. As linhas de crédito surgem com taxa de juros reduzida e prazos que variam de 5 a 10 anos, oferecendo um alívio financeiro necessário.

A prioridade será dada a empresas cuja exportação para os EUA represente ao menos 5% do faturamento total entre julho de 2024 e junho de 2025. Para as demais empresas que comercializam com os americanos, um montante de R$ 10 milhões será disponibilizado através do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Para se qualificar para essas linhas de crédito, as empresas precisam estar em dia com suas obrigações tributárias e manter regularidade na Receita Federal e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

O que você achou dessa iniciativa? Acredita que essa medida trará alívio aos nossos produtores? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você