São Paulo se prepara para um dia quente, com a temperatura alcançando até 26°C. Essa mudança é um alívio em comparação com o início da semana, quando as manhãs frias exigiam agasalhos dos paulistanos. O fenômeno é impulsionado por uma forte massa de ar frio que, ao se encontrar com uma frente fria sobre o oceano, provoca ventanias intensas.
Nesta quinta-feira (23), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil experienciarão calor e céu limpo, mas a ventania é o que realmente chama atenção. Rajadas de vento superiores a 70 km/h estão previstas para estados como Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná e partes da Bahia. Portanto, é bom redobrar a atenção ao sair de casa.
Enquanto isso, a mesma frente fria que causa ventos no Sul e Sudeste é responsável por intensas chuvas no Nordeste. O Recôncavo Baiano já registra mais de 170 mm de precipitação, e a expectativa é que até sexta-feira esse número aumente em mais 60 a 70 mm, elevando o risco de transtornos para a população.
No Sudeste, chuvas mais fracas e localizadas podem ocorrer no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, além de algumas áreas do Norte, como Amazonas e Roraima. Outubro é um mês marcado por instabilidades e variações climáticas, fortemente influenciadas pelo fenômeno La Niña. A previsão é de que o calor persista até o fim de semana, quando uma nova frente fria poderá arrefecer as temperaturas novamente.
Como você está se preparando para esse clima instável? Compartilhe suas dicas ou experiências nos comentários!
