
O audacioso projeto de conectar Santa Maria, no Distrito Federal, ao Espírito Santo através de uma nova linha ferroviária está prestes a ganhar vida. Para que isso aconteça, aguarda-se a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que avaliará a viabilidade ambiental deste empreendimento inovador.
Integrado ao programa federal Pro Trilhos, o projeto busca expandir a malha ferroviária nacional com o apoio da iniciativa privada. Batizada de Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, a obra está sob responsabilidade da empresa Petrocity e promete ligar a capital do DF ao litoral capixaba, transformando a logística de transporte na região.
Embora a autorização para o avanço do projeto tenha sido assinada em 2021, o processo ainda se encontra em estágio inicial no Ibama. O Termo de Referência já foi emitido e agora a autarquia aguarda a entrega do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) pelo empreendedor, fundamentais para continuar a análise de viabilidade da obra.
Com uma extensão prevista de 1.100 km, a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek está estimada em R$ 14,22 bilhões, sendo R$ 13,5 bilhões dedicados à construção dos trilhos e R$ 700 milhões para a manutenção de seis unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTACs) ao longo do percurso. Além disso, a obra promete gerar 214.349 empregos, abrangendo empregos diretos, indiretos e o efeito-renda na economia local.
O processo de autorização para a outorga é mais ágil em comparação com os modelos tradicionais, facilitando o avanço da iniciativa. Após a solicitação, a documentação é avaliada pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que conferem a compatibilidade do projeto com a malha ferroviária existente e as políticas públicas do setor.
Agora, a expectativa cresce à medida que o projeto avança. O que você acha dessa iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários!