30 julho, 2025
quarta-feira, 30 julho, 2025

Tremor na Rússia de magnitude 8,8 é o mais forte desde 2011 no mundo

Compartilhe

Tremor na Rússia

Na noite de terça-feira (29/7), um poderoso terremoto de magnitude 8,8 abalou a costa leste da Rússia, próximo ao município de Petropavlovsk-Kamchatskiy, marcando o evento sísmico mais intenso no mundo desde o devastador tremor de Tōhoku, no Japão, em 2011. Às 20h20, no horário de Brasília, o epicentro foi registrado a 125 quilômetros da costa e a uma profundidade de 18,2 km, indicando a força com que a Terra se manifestou.

Petropavlovsk-Kamchatskiy, uma cidade de aproximadamente 165 mil habitantes, enfrenta agora a lembrança de um dos tremores mais letais da história. O abalo de 2011, que atingiu uma profundidade de 24,4 km, resultou em um tsunami avassalador, com ondas superiores a 10 metros, atingindo as costas do Japão e de pelo menos 20 outros países. O evento não só deixou um rastro de destruição, mas também provocou a morte de quase 20 mil pessoas e deixou milhares de desaparecidos.

Embora o tremor recente seja o maior registrado na região desde 1952, ele gerou imediatamente alertas de tsunami que foram emitidos por diversos países. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) listou uma longa série de nações que hoje estão em estado de alerta, incluindo Japão, Alasca, Havaí e Costa Oeste dos Estados Unidos.

Esses eventos lembram-nos da força da natureza e da fragilidade da vida humana diante de sua imensidão. Como você se sente ao ver a repetição dessa história trágica? Compartilhe suas reflexões e opiniões nos comentários abaixo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você